Estudando Gestão de Projetos em Stanford

Há alguns anos, eu seriamente considerava fazer um curso MBA no exterior. Mais recentemente, eu passei considerar outras opções no país. Apesar de eu não estar cursando um MBA no momento, eu recentemente optei por um curso que há tempos me atraia: Gestão Avançada de Projetos pela Universidade de Stanford.

O que é:

Trata-se de uma certificação data pela universidade aos alunos que cursam no mínimo 6 das inúmeras matérias relacionadas a gestão de projetos oferecidas pela universidade. Três matérias são obrigatórias e as demais eletivas. A principal vantagem é que o curso pode ser feito on-line ou na própria universidade.

O propósito do curso é oferecer ao aluno conhecimento completar a disciplinas tradicionais de gestão de projetos (gestão do tempo, recursos e escopo). O curso vai fundo em matérias como estratégia, liderança, design thinking, cultura, mudanças, etc.

Com um bom planeamento e optando pelo curso online, o custo do curso sai bem em conta e o valor por matéria pode ser diluído a longo dos meses. Cada matéria fica disponível para o aluno durante o período de 90 dias.

Estou gostando da experiencia e engana-se quem pensa que aulas online não são uma boa opção. Através deste formato, consigo parar e assistir novamente a aula quantas vezes eu quiser. Em caso de duvida, eu tenho acesso via e-mail aos professores durante o período do curso. Além disso, há bastante leituras complementares.

Para quem quiser saber mais:

Matéria Época (Jan/2012) – Conteúdo com Grife
Folder do Curso – Stanford Advanced Project Management

3 comentários sobre “Estudando Gestão de Projetos em Stanford

  1. Marcos Teles, eu tenho algumas dúvidas sobre esse curso de Stanford:

    1) Qual nível de dificuldade de cada matéria comparado por exemplo ao exame para certificação PMP? As questões ao final das 20h de aula são difíceis?
    2) As aulas são filmadas com professor ou são slides com material visual?
    3) O valor de $ 1075,00 dólares, é por cada uma das 6 matérias? Se sim, da pra dividir no cartão esse valor?
    4) Posso fazer as matérias aos poucos de acordo com a minha saúde financeira e demorar 2 anos por exemplo para terminar as 6 matérias?

  2. Olá Marlon, tudo bem?
    1.) Fazendo o curso na universidade, não há a necessidade de teste. Se, ao contrário, você optar por fazer algum módulo do SCPM on-line, terá em torno de 50 a 60 questões por módulo. O propósito é certificar de que você, de fato, assistiu e compreendeu o curso. Há a opção de imprimir e acompanhar as aulas com o teste impresso. Não são perguntas difíceis, mas em alguns casos exigem que você tenha compreendido o assunto debatido na sala. Confesso que dos 5 módulos que fiz, não consegui gabaritar em nenhum.
    2.) As aulas são filmadas com o professor em sala de aula e a interface permite acompanhar tanto o conteúdo dos slides quanto o vídeo com professor interagindo com os alunos em uma aula gravada.
    Eu, particularmente, gosto de assistir as aulas em “full screen” e fazer anotações em um bloco de notas.
    Percebi que os módulos principais, as aulas gravadas referiam-se a gravações recentes (semanas/ meses). Já alguns módulos opcionais, a gravações eram mais antigas (anos), mas mesmo assim, o conteúdo continuava era de extrema qualidade.
    3.) Sim, creio que o valor seja este mesmo por cada um dos 6 módulos. Porém, até onde eu sei, não dá para dividir no cartão de crédito. Há também uma taxa inicial que você paga ao comprar o primeiro módulo e eventualmente o valor pode mudar de um ano para outro.
    4.) Sim, você pode fazer as matérias aos poucos e diluir ao longo dos anos. Este é exatamente o meu caso. Nem sempre é fácil conciliar o curso. Nos casos extremos, é possível contatar o seu academic advisory (como se fosse o seu gerente de conta) e pedir que o prazo se estenda além dos 90 dias.
    Em outros casos, você pode pedir que congele o curso para que ele não expire. Eu passei pelos dois casos.

    Marlon, o curso é muito bom e eu recomendo. Tive aulas com caras que lia (ex. Bob Sutton ). Outros acabei conhecendo (ex. Jeffrey Pfeffer). Mesmo assim, acredito que não são todas as pessoas que encaram um curso online. Apesar de que a maior parte das dúvidas sejam respondidas via IPSLearning (parceira da Universidade de Stanford) eventualmente, é possível trocar e-mails com alguns professores. As aulas permitiram-me entender um pouquinho melhor o contexto dos projetos em uma corporação. Questões como estratégia e política influenciam muito o rumo dos projetos e o curso ajuda a compreender melhor a questão. A aplicação do conhecimento, dependerá de você.

  3. Marcos, não sei nem como te agradecer, visto que você seria o único daqui da web que poderia me ajudar com as informações.

    Posso te perguntar mais algumas coisas?

    1) O Som da vídeo aula é bem claro e audível?

    2) O material visual, por si só já ajudaria muito nas questões no final do curso?

    3) A linguagem utilizada é complicada para quem não é nativo? (de 0 a 10)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s